Pólipos

A alteração hormonal é a principal causa do desenvolvimento de pólipo uterino, e por isso normalmente, as mulheres com distúrbios hormonais como as que apresentam menstruação irregular, sangramento fora do período menstrual ou menstruação prolongada possuem maior risco de desenvolver estes pólipos endometriais.

Existe um maior risco de desenvolvimento de pólipos uterinos nas mulheres que tomam Tamoxifeno devido a câncer de mama, em caso de uso prolongado de estrogênios, síndrome dos ovários policísticos e nas inférteis.

Na maior parte das vezes os pólipos uterinos não necessitam de tratamento específico, porém o ginecologista pode prescrever medicamentos hormonais ou optar pela sua retirada. Veja como pode ser feito o tratamento: Como tratar o pólipo uterino para prevenir o câncer.

O pólipo uterino não é câncer, porém em alguns casos, pode se transformar numa lesão maligna, por isso é sempre importante uma nova avaliação de 6 em 6 meses, para verificar se o pólipo aumentou ou diminuiu de tamanho; se surgiram outros ou se ele desapareceu. As mulheres com maior risco de desenvolver câncer endometrial são aquelas que além da alteração hormonal, estão obesas, apresentam pressão alta ou têm historial de pólipos uterinos na família.

×

Fale conosco pelo Whatsapp

× Agendamentos e contato