Fisioterapia em Obstetrícia

Fisioterapia em Obstetrícia

Atua no cuidado da mulher durante a gestação, parto e pós-parto.

Pré Natal – Prepara o corpo da mulher para as intensas transformações da gravidez. O tratamento se baseia em exercícios de alongamento e fortalecimento de músculos específicos, treino da respiração adequada, relaxamento, conscientização corporal, correção de posturas inadequadas, preparo da musculatura abdominal e do assoalho pélvico para o parto. Auxilia com queixas comuns de cãibras, falta de ar e inchaço, fazendo com que a gestante viva essa fase com melhor qualidade de vida.

Preparo para o parto – É realizado um preparo específico de toda musculatura corporal da grávida, são fornecidas informações sobre as alterações que a gestante irá passar, desenvolvimento de conscientização corporal para as fases do trabalho de parto e como agir em cada uma delas, para ajudar e estimular a descida do bebê, reduzir a dor e o tempo do trabalho de parto. Treinode movimentos da pelve, exercícios respiratórios, prevenção de disfunções do assoalho pélvico (períneo), massagem e exercícios que fortalecem e aumentam a elasticidade da musculatura do assoalho pélvico, que é extremamente exigida na gestação e durante o parto. Um treino do que a futura mamãe poderá fazer em cada etapa para ajudar a si mesma, a passar pelo parto de maneira adequada, humanizada e positiva.

Benefícios:

• Ensaios clínicos mostram uma redução significativa da lesão perineal em partos vaginais
• Segunda etapa do trabalho é consideravelmente reduzida, o que diminui o estresse para a mãe e para criança
• Menor necessidade de medicação analgésica
• Reduz a ansiedade e melhora auto-confiança
• Acelera o processo de regeneração / recuperação pós parto

Pós Parto – Objetiva acelerar o processo de retorno as condições não gestacionais, orientar as puérperas quanto a manter o seu corpo saudável, auxiliar ao retorno às atividades do dia-a-dia e a tratar as possíveis patologias apresentadas, melhorando a qualidade de vida dessas mamães. Estimula o sistema circulatório a diminuir o edema nos membros inferiores, restabelecer a função intestinal, reeducação dos músculos abdominais (diástase) e da musculatura de assoalho pélvico (localizado na região inferior da pelve), promover redução da dor no local da incisão perineal ou cesárea, prevenir ou minimizar aderência cicatricial, além de orientações gerais em relação a amamentação.

×

Fale conosco pelo Whatsapp

× Agendamentos e contato